Nós, mulheres integrantes do MOVMMESP - MOVIMENTO MUNDIAL DE MULHERES ESPÍRITAS PELOS DIREITOS HUMANOS/BRASIL, propomos o presente MANIFESTO em defesa da Democracia, da Constituição Federal Brasileira, em especial dos direitos fundamentais previstos em seu Art. 5º e, com muita ênfase, em defesa dos direitos das mulheres que vivem no Brasil.
A pessoa espírita deve reconhecer no espiritismo uma filosofia propositiva de avanços sociais com reflexos na coletividade humana. A justiça social deve ser a bandeira de todo espírita, conforme o Livro Terceiro de “O Livro dos Espíritos”. Enxergamos nos diálogos de Kardec com os espíritos, sinais de propositura de uma nova ordem social, condenando a exploração e o abandono dos vulneráveis da sociedade, criticando a existência da fome e da miséria, propondo limites e condições para a propriedade privada, entre outros.
Em preciosa lição, Kardec alertou, no item 6 de A Gênese (1868), Cap XVIII – Os tempos são chegados – para uma tarefa desafiadora, senão vejamos:
A humanidade realizou até o presente incontáveis progressos. Os homens, por sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam alcançado em relação às Ciências, Artes e o bem-estar material. Ainda lhes resta um imenso progresso a realizar: fazer reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade para assegurar o bem-estar moral. [...] Não é mais somente o desenvolvimento da inteligência que é necessária aos homens, é a elevação dos sentimentos e, portanto, é preciso destruir tudo o que possa superexcitar em si o egoísmo e o orgulho.
Para nós, mulheres do MOVMMESP, somente será possível dar continuidade ao progresso que necessitamos realizar, conforme a proposta do Espiritismo, negando a legitimação de posturas sexistas, racistas, homofóbicas, pedófilas, cruéis e desumanas do governo brasileiro que pleiteia a reeleição em 2022. Ressalte-se que as forças políticas contrárias, que estão no governo do Brasil, tem práticas misóginas, retrógradas, para com as mulheres.
Nosso manifesto se dirige à defesa do voto na Frente Ampla Democrática representada por Lula/Alckmin, 13, no segundo turno das eleições de 2022. Temos consciência de que eleger Lula é uma responsabilidade política e social de toda pessoa que se considera humanista.
E por que o fazemos? São muitas as razões, de cunho econômico, político e social. Poderíamos enumerar muitas delas, mas nossa lista seria incompleta, dado que as pessoas leitoras deste texto poderão encontrar facilmente muitas outras, bastando clicar nos buscadores de notícias; mas, elegemos as mais relevantes, apenas algumas delas, principalmente nos campos feminino e feminista e dos direitos humanos.
O Brasil, nos governos Lula, chegou à 7ª economia do mundo; o que se desdobrou em melhores condições de vida para o povo brasileiro. Talvez a sociedade não consiga mensurar isso em números, mas, com certeza, sabe o que significou no carrinho do supermercado.
É relevante lembrar que o Brasil saiu do mapa da fome, com as diversas políticas implementadas durante os governos Lula, com continuidade no governo Dilma.
As mulheres e homens, em sua maioria, pobres e negros, tiveram oportunidade de entrar em uma universidade. Muitas das vezes, foram os primeiros em várias gerações de suas famílias. O número de mulheres matriculadas no ensino superior saltou de 2 milhões, em 2002, para 3,7 milhões.
No primeiro ano do governo Lula, 2003, foi criada a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, uma conquista da participação feminina nas Conferências de políticas para as mulheres. Só com o protagonismo feminino é possível avançar na conquista de direitos.
É preciso lembrar que em 2006, governo Lula, foi promulgada a “Lei Maria da Penha” que visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar. A lei abrange todas as pessoas que se identificam com o sexo feminino, aplicando-se igualmente às mulheres transsexuais.
Sabemos que Lula não é “o salvador”. Sabemos que estaremos dando um primeiro passo para tirar nossa democracia do fosso a que foi jogada pelo governo necrófilo eleito em 2018.
Lula, após 2 mandatos (2003-2010) saiu com 87% de aprovação; isso implica dizer que, se não atendeu às expectativas específicas de grupos mais vulneráveis, deixou as portas abertas para a continuidade das possibilidades para seus sucessores; processo interrompido com o golpe de 2016.
Entendemos que votar em Lula no próximo domingo, dia 30/10/22, significará abrir um portal para o novo raiar de esperança em dias melhores.
Vem com a gente ESPERANÇAR!
Vote Lula/Alckmin13
_________________
1Deputados da base aliada do governo impediram análise de PL que incluiria pedofilia na lista de crimes hediondos. https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/os-deputados-que-negaram-prioridade-para-tornar-pedofilia-crime-hediondo-veja-lista/
2Jusbrasil noticia que foi a 6ª economia mundial
4https://g1.globo.com/politica/noticia/2010/12/popularidade-de-lula-bate-recorde-e-chega-87-diz-ibope.html.
O manifesto retrata a finalidade da Doutrina Espírita em sua mais ampla fidelidade a Kardec.
É isso, gente. Estamos vivendo um momento histórico e não podemos deixar de participar ativamente desta luta pela devolução da democracia aos brasileiros. Vamos todos juntos, sem medo de ser feliz!